quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Boas Festas!!!
Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Eu quero viver bem!! E você? 2009 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas e perdas, reencontros...
Normal...
2010 não vamos ser diferentes. Muda o século, o milênio muda, mas o Homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e ai? Fazer o que? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência. O nosso desejo não se realizou? Beleza.. Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento ( me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus sonhos, desejos, eles podem se tornar realidade.").
Chorar de dor, de tristeza, de solidão, faz parte do ser humano...
Mas, se a gente se entender e permitir olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial!!
2010 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender os outros.
2010 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial!!! Depende de mim... De você.
Pode ser... E que seja!!!
Arnando Jabor
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
O Urso do Cabelo Duro
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
sábado, 24 de outubro de 2009
Cebolinha praticando!!
sábado, 26 de setembro de 2009
Coisas que Todos deveriam Ter
sábado, 19 de setembro de 2009
Pensamento - Arnaldo Antunes
sábado, 12 de setembro de 2009
Seja um Idiota!!
Passeando na Internet encontrei um texto do Arnaldo Jabor que é a minha cara. "Ouça-o" com carinho, ouvindo a minha voz ao seu ouvido:
Seja um Idiota!!
A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazemos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável, mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota. Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Ahahahahahahaha.
Alguém que sabe resolver uma crise familiar mas não tem a menor ideia de como preencher as horas livres de uma fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí o que elas farão se já não tem porque se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal, entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - Teste a teoria. Uma semaninha, pra começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são, passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração. Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?
"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche."
domingo, 12 de julho de 2009
Procura-se uma pessoa Sincera!!
sexta-feira, 26 de junho de 2009
Michael Jackson!!
domingo, 21 de junho de 2009
O que te move???
sábado, 9 de maio de 2009
Axiomas
Estes axiomas são o fruto de muita experiência de vida. Eles foram elaborados pensando em você e para ajudá-lo a tornar sua vida mais fácil. Aceite-os como um presente. Reúna sua galera para desfrutá-los num grupo de debates ou de meditação.
2. Dar segunda chance é dar uma segunda oportunidade para que a pessoa repita a mesma atitude.
3. Repassar sua incumbência a terceiros é uma forma quase infalível de a tarefa sair errada.
4. Deixar recado não funciona.
5. Fazer surpresa quase sempre resulta em desastre.
6. Tudo o que você disser chegará ao conhecimento da pessoa envolvida no comentário.
7. Nada é aquilo que parece ser.
8. Tudo é relativo.
Axioma temporário: E-mail não funciona (a menos que você telefone perguntando se o destinatário conseguiu abrir e ler o arquivo).
domingo, 19 de abril de 2009
Vásanas
Olá amigos, fiquei um tempo fora, né? Estava pondo algumas idéias em ordem!! Ao ordenar meus pensamentos, lembrei-me de um conceito muito bacana dentro da filosofia do Yôga, o qual chamamos de Vásana, ou condicionamento.
É incrível como nos apegamos a certas atitudes ou pensamentos e, muitas vezes, nem sabemos o porquê disso. Para ilustrar esta sensação, segue uma pequena história: "Certa vez, um grupo de pesquisadores enjaularam cinco macacos. Dentro desta jaula, colocaram uma escada que levava a um cacho de bananas. Porém, cada vez que um macaco tentava subir a escada para alcançar as bananas, os pesquisadores davam um jato de água fria nos demais. Tanto foi que, em um dado momento, os macacos desistiram de subir a escada, afinal, ninguém queria se molhar. Foi então os pesquisadores começaram a trocar os macacos, um a um. Ora, o macaco novato não sabia do jato de água fria e tentava se aventurar na escada. No entanto, era surrado pelos demais.
Até chegar o momento em que todos os macacos foram trocados e, ainda assim, a atitude permanecia. Eles batiam no novato que tentava subir a escada, mesmo sem saber o porquê de estar batendo." Criou-se ali um condicionamento. Ninguém poderia subir a escada. Eles não se perguntavam por que. Se os demais faziam, porque ser diferente?
E assim seguimos nossas vidas, como macacos enjaulados, impedidos de tentar, sem coragem para lutar, pois não enxergamos nossos próprios condicionamentos.
terça-feira, 31 de março de 2009
A Beleza
sexta-feira, 13 de março de 2009
O criador do Yoga
sexta-feira, 6 de março de 2009
Síndrome de Elefante
A estaca é apenas um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força,poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Porque o elefante não foge?
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá pra cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. A final, os elefantes não esquecem, já diria o velho ditado.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio, por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.
Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas que não podemos ter, que não podemos ser, que não vamos conseguir..., simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou cravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim".
Poderia dizer que o fogo para nós seria a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes. Não espere que o "circo" pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente.
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009
Sentimentos Viscosos
É necessário muita coragem para enfrentar estes sentimentos que tiram nosso sono e nossa paz, no entanto, vencê-los pode dar-nos uma nova vida. É como se algo nefasto fosse arrancado do âmago do nosso ser, dando lugar a um novo sentimento repleto de energia e carregado do mais puro amor.
Por menor e mais insignificante que seja a mágoa, ela irá consumir a saúde de forma silenciosa e muito discreta. Por isso, ter uma boa alimentação associada a práticas saudáveis não é suficiente para a saúde integral do ser. A verdadeira saúde vai muito além do corpo e suas interações físicas.
Quem sabe não colocamos como objetivo para este ano a coragem que está faltando para mergulhar profundamente dentro do ser e aniquilar estes sentimentos viscosos que nos consomem a cada dia mais. Com essa atitude elevada todos sairemos ganhando!
Bom final de semana para todos.
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
Vegetarianismo!!
2. Quem não come carne tem 50% menos chance de desenvolver diabetes;
3. Mulheres vegetarianas são duas vezes menos acometidas por câncer na vesícula;
4. Um estudo realizado por cientistas australianos constatou que o consumo de alimentos ricos em colesterol, como manteiga, carne vermelha ou queijo, aumenta o perigo de desenvolver o mal de Alzheimer;
5. Vegetarianos têm 40% menos probabilidade de qualquer tipo de câncer;
6. Os não-vegetarianos têm 88% mais riscos de ter câncer no intestino grosso;
7. A mortalidade por doenças cardíacas é menor em vegetarianos e entre os que ingerem carne apenas uma vez por semana;
8. Vegetarianos sofrem menos de hipertensão;
9. Vegetarianos costumam ter a imunidade maior, sendo menos atingidos por doenças oportunistas;
10. Cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, descobriram que mulheres que comem uma porção de cerca de 60gr de carne por dia têm 56% mais riscos de ter câncer de mama;
11. Ser vegetariano é não compactuar com o extermínio de animais;
12. Os que não ingerem produtos de origem animal estão isentos do risco de contrair doenças transmitidas pela carne, pelo leite e seus derivados e pelos ovos;
13. Quem não consome carne e leite ingere menos toxinas, que dificultam o funcionamento do organismo e podem causar irritação, meu humor e insônia;
14. Os não-vegetarianos têm risco 54% maior de ter câncer de próstata;
15. Pesquisas apontam que a osteoporose atinge menos os vegetarianos;
16. Vegetarianos têm menos cálculos renais e biliares;
17. As taxas de triglicérides entre os vegetarianos são pequenas;
18. O risco de desenvolver câncer de mama é seis vezes maiores em mulheres que consomem três ou mais ovos por semana;
19. Os índices de mortes por infarto são de apenas 20% (mulheres) e de 31% (homens) vegetarianos;
20. Os riscos de desenvolver diverticulite são 50% menores em vegetarianos;
21. A incidência de câncer pulmonar e colo-retal é mais baixa em vegetarianos;
22. Vegetarianos têm menos derrame cerebral;
23. Pesquisa da Unifesp constatou que uma dieta livre de carne vermelha é capaz de fazer regredir o mal de Parkinson;
24. Os níveis de colesterol são 14% menores em ovolactovegetarianos;
25. Uma dieta vegetariana combate a prisão de ventre;
26. Cientistas da Universidade da Califórnia constataram que a carne vermelha e os laticínios podem inserir uma molécula estranha no organismo humano, capaz de gerar processos infecciosos na velhice, como artrite;
27. O leite de vaca e seus derivados podem causar alergias, diarréia, excesso de gases, intestino preso e erupções na pele;
28. Produtos de origem animal podem conter hormônios, antibióticos, resíduos químicos e metais prejudiciais ao organismo;
29. O consumo de carne vermelha piora os sintomas da TPM;
30. Leite de vaca, queijos amarelos, frango e carne vermelha podem agravar a enxaqueca.
quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
Ahimsa
- O ser humano não deve agredir fisicamente, nem por palavras, atitudes ou pensamentos.
No embalo desta conversa, lembrei-me de uma parábola escrita por Rámakrishna e descrita no livro Quando é preciso ser forte do Mestre DeRose:
Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar o sábio yôgi para pedir seus conselhos:
- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir para o campo trabalhar. Que devemos fazer?
O yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não-agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente.
- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo de que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Veja como estou toda machucada de pedradas.
Então o yôgi retrucou:
- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasses.
Então lembrem-se meus amigos: nunca confunda ser pacífico com ser passivo!! Lute por seus direitos, mas sempre respeitando o próximo.
Abração