quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Boas Festas!!!

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho. É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais, perdemos pessoas que amamos...
Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho?
Eu quero viver bem!! E você? 2009 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas e perdas, reencontros...
Normal...
2010 não vamos ser diferentes. Muda o século, o milênio muda, mas o Homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e ai? Fazer o que? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?

O que desejo para todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência. O nosso desejo não se realizou? Beleza.. Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento ( me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: "cuidado com seus sonhos, desejos, eles podem se tornar realidade.").
Chorar de dor, de tristeza, de solidão, faz parte do ser humano...
Mas, se a gente se entender e permitir olhar o outro e o mundo com generosidade, as coisas ficam diferentes. Desejo para todo mundo esse olhar especial!!
2010 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente. Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar. Somos egoístas, mas podemos entender os outros.
2010 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial!!! Depende de mim... De você.
Pode ser... E que seja!!!

Arnando Jabor

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Urso do Cabelo Duro


Esses dias conversava com alguns alunos, digamos, mais "experientes" do que eu, na faixa dos 50, 55 anos. Falávamos sobre coisas da infância, desenhos, aventuras. Relembraram um desenho chamado "O Urso do Cabelo Duro", o qual não tive o prazer de assistir.

Lembrei-me da minha infância, dos meus sonhos e crenças... Como as coisas mudam!

Quando pequenos, respiramos corretamente, e desaprendemos com o tempo. Desejamos ser advogados, médicos, arquitetos e com o passar do tempo, deixamos de desejar.

Sonhamos com um mundo melhor, descobrimos soluções para os problemas mundiais e com o tempo, deixamos de sonhar, de ver o mundo colorido.

Tornamo-nos frios, vazios, murchos de sonhos, de aspirações, de vontades. Jogamo-nos nas primeiras vagas de emprego, sugamo-nos até não sobrar forças para sonhar novamente. Mas a força ainda está lá... Sorte a nossa que ainda existem heróis como o Urso do Cabelo Duro, para relembrar-nos a nossa essência, da nossa força, que está lá... pronta para desabrochar a qualquer momento.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Me perguntam o que é música pra mim... Eu respondo que é Rock!! Mas... o que é Rock? Eis uma excelente definição:

Rock and Roll não é apenas música. É estilo de vida. É atitude. É não se render facilmente aos modismos. É não se conformar com pouco. É sonhar com um mundo melhor e, principalmente, brigar para que o nosso mundo se transforme. Não há Rock sem atitude. Mesmo que alguns que andam por ai pareçam Rock, não são. Não se iluda.

Rock and Roll faz a pedra rolar (Like a Rolling Stone, Bob Dylan)

É deixar a resposta no ar (Blow in the Wind, Bob Dylan)

É uma escadaria para o céu (Starway to Heaven, Led Zeppelin)

É fumaça sobre a água e Fogo no céu (Smoke on the Water, Deep Purple)

É não ter satisfação (Satisfaction, Rolling Stones)

É ser a ovelha negra da família (Ovelha Negra, Rita Lee)

É ser exagerado (Exagerado, Cazuza)

É não ter aquela velha opinião formada sobre tudo (Metarmofose Ambulante, Raul Seixas)

É não ser mais um tijolo no muro (Another brick in the Wall, Pink Floyd)

É quebrar as lei (Breaking in the Law, Judas Priest)

É viver um dia de cada vez ( A Day in Life, The Beatles)

É saber que não só você, mas todo mundo sofre (Everybody hurts, R.E.M)

É ter o cheiro e o espírito da Juventude (Smell like Teen Spirit, Nirvana)

É sentir profundamente o ar que você respira ( Every Breath you Take, The Police)

É ver a cidade pegando fogo, e gostar do que vê (London Burning, The Clash)

É, de vez em quando, contar com uma pequena ajuda dos amigos (With a Little Help from my Friends, The Beatles)

É querer sempre mais (Ira!)

É ter nascido para ser Selvagem (Born to be Wild, Stepeenwolf)

E é, principalmente, saber que Rock And Roll não é poluição sonora ( Rock and Roll ain't Noise Pollution, AC DC)

Então é isso meus amigos, deixe o Rock and Roll rolar a noite toda!! (Rock n' Roll all Nite, Kiss)

Forte Abraço a Todos!!

sábado, 24 de outubro de 2009

Cebolinha praticando!!

Até o Cebolinha sabe a importância e eficácia da prática da invertida. Ela, a propósito, está no curriculo do praticante do Método DeRose, desde a sua primeira aula. Divirta-se:







sábado, 26 de setembro de 2009

Coisas que Todos deveriam Ter


Penso que todos deveriam ter um bichinho de estimação. Eu, tenho um gatinho!! Fred.

Amigo de todas as horas, sempre pronto para me ouvir, me fazer um carinho e transmitir um amor sincero. É exigente com relação à sua ração e sua areia, que deve estar sempre limpinha, mas isso é básico perto das exigências dos amigos "fiéis" de duas patas. Grande companheiro, comigo agora em meu colo enquanto escrevo estas linhas, filho querido a quem dedico meu amor mais puro!!

sábado, 19 de setembro de 2009

Pensamento - Arnaldo Antunes


Pensamento vem de fora

e pensa que vem de dentro,

pensamento que expectora

e que no meu peito penso.

Pensamento a mil por hora

tormento a todo momento.

Por que é que eu penso agora

sem o meu consentimento?

Se tudo que comemora

tem o seu impedimento,

se tudo aquilo que chora

cresce com o seu fermento;

pensamento, dê o fora,

saia do meu pensamento.

Pensamento, vá embora,

desapareça no vento.

E não jogarei sementes

em cima do seu cimento.

sábado, 12 de setembro de 2009

Seja um Idiota!!

Hey, amigos!! Fiquei um tempo fora, mas alguns amigos e textos me inspiraram ao retorno. Que saudade estava de entrar em sua casa, em sua tela, em seu serviço, em sua vida.
Passeando na Internet encontrei um texto do Arnaldo Jabor que é a minha cara. "Ouça-o" com carinho, ouvindo a minha voz ao seu ouvido:

Seja um Idiota!!

A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre. Putz! A vida já é um caos, por que fazemos dela, ainda por cima, um tratado? Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável, mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota. Ria dos próprios defeitos. E de quem acha defeitos em você. Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice. Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Ahahahahahahaha.

Alguém que sabe resolver uma crise familiar mas não tem a menor ideia de como preencher as horas livres de uma fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema? É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí o que elas farão se já não tem porque se desesperar? Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim. Brincar é legal, entendeu? Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida - Teste a teoria. Uma semaninha, pra começar. Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são, passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir... Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração. Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora?

"A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche."


domingo, 12 de julho de 2009

Procura-se uma pessoa Sincera!!


Cujas palavras sejam realmente um mantra

Entoando a verdade com a voz que nasce da alma

E não das emoções.


Que cultive e encontre amor em todos os corações,

Estando acima de qualquer julgamento.

Que saiba discernir e fazer brotar do lodo a flor de lótus,

Pura, limpa e intacta.


Que no momento dos maiores turbilhões,

Quando o orgulho se fortalece,

As palavras se distorcem,

O amor se oculta,

Ainda existe a coragem de ser humilde

E com as mãos unidas fazer uma reverência

Ao talento que existe em cada ser.


Que enxergue por trás desta poesia a pura verdade

E não duvida da existência desta pessoa

Que está dentro de mim...

dentro de você.


Rosângela de Castro

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Michael Jackson!!



O mundo se entristesse com uma grande perda!! Parece mentira, como tantas ditas mundo afora, mas morre o Rei do Pop.


Provavelmente, após a sua morte, as pessoas vão parar de condená-lo por atos que a justiça conclui não terem ocorrido, e então louvarão a contribuição musical, artística e performática deste que é um dos maiores (senão o maior) artista que o planeta conheceu. Michael tinha um enorme poder vocal e era um ás da dança, levando a música pop para os estágios mais avançados. Não fosse ele, com certeza não existiria Beckstreet Boys nem Justins Timberlakes da vida.


Até sua megalomania ajudou a arte em um contexto geral, com seus clipes e shows mega produzidos. Fora isso, ele foi parar no Guiness Book como aquele que ajudou o maior número de pessoas no mundo, encabeçou campanhas contra a fome na África e fez da música um instrumento social. Mesmo "parado" durante muito tempo, devido aos seus problemas de saúde, tinha vendido TODOS os ingressos para sua derradeira turnê que começaria no mês que vem, provando o quão maior o MITO Micheal Jackson era em relação ao RÉU Michael Jackson. Dobrai a língua antes de falar de uma pessoa que fez tudo isso pela música e pelo mundo. Descance em paz Rei do Pop.


Como ultima lembrança, deixo o link de um dos clipes mais lindos que já assisti. Pense sobre ele.




"Heal the world, make it a better place, for you and for me, and the entire human race. There are people dying, if you care enough for the living, make it a better place for you and for me."

domingo, 21 de junho de 2009

O que te move???


Sempre quis te perguntar isso... afinal, o que te move??? um sonho? uma profissão? um amor, talvez? ou seria uma vingança? uma busca incontrolada, sabe-se lá por o quê, afinal, ainda não encontrou.

A questão é a grande dificuldade de mudarmos nossos pontos de vista, nossos paradigmas. Nessa minha curta caminhada de vida, tenho me deparado com pessoas que descobriram possuir doenças, como o cancer ou hepatite, e isso se tornou o centro de suas vidas!! Não se fala noutra coisa, senão em seus sintomas, nas suas prevenções, no que deveria ter feito ou deixado de fazer.

Mas, e daí??? e a vida???

Aquela que possuias antes de tão fabulosa descoberta? e os seus sonhos? Onde ficaram guardados? Você está satisfeito com sua vida? com sua causa? Não digo que ela não seja importante, mas ela te completa?

Quem sabe você experimenta olhar para a esquerda, ou quem sabe pra direita? Por cima, talvez.

Existem outros caminhos, meu amigo, existem escolhas. Não precisa ser apenas desta forma. Quem sabe não tentamos algo diferente, um rumo diferente. Toda alegria predispõe mudanças.

Mas afinal, o que te move?

sábado, 9 de maio de 2009

Axiomas


Sabe aqueles dias que chega alguém pra você e diz:

-Não sabes da última!!! Fulano se separou da mulher!!!

Como se você tivesse alguma coisa a ver com a vida do Fulano mas, tudo bem. Ou então:

-Você sabia que a Beltrana foi despedida??

O pior de tudo, não é nem o inconveniente de se aprofundar sobre a vida alheia, e sim você descobrir, no outro dia, que o Fulano está muito bem, obrigado, com sua esposa e, a Beltrana está trabalhando feliz da vida.

Pensando nisso foram escritos alguns Axiomas. Espero que eles lhe acrescentem algo.


Axiomas
Estes axiomas são o fruto de muita experiência de vida. Eles foram elaborados pensando em você e para ajudá-lo a tornar sua vida mais fácil. Aceite-os como um presente. Reúna sua galera para desfrutá-los num grupo de debates ou de meditação.

1. Não acredite.
2. Dar segunda chance é dar uma segunda oportunidade para que a pessoa repita a mesma atitude.
3. Repassar sua incumbência a terceiros é uma forma quase infalível de a tarefa sair errada.
4. Deixar recado não funciona.
5. Fazer surpresa quase sempre resulta em desastre.
6. Tudo o que você disser chegará ao conhecimento da pessoa envolvida no comentário.
7. Nada é aquilo que parece ser.
8. Tudo é relativo.
Axioma temporário: E-mail não funciona (a menos que você telefone perguntando se o destinatário conseguiu abrir e ler o arquivo).

domingo, 19 de abril de 2009

Vásanas


Olá amigos, fiquei um tempo fora, né? Estava pondo algumas idéias em ordem!! Ao ordenar meus pensamentos, lembrei-me de um conceito muito bacana dentro da filosofia do Yôga, o qual chamamos de Vásana, ou condicionamento.
É incrível como nos apegamos a certas atitudes ou pensamentos e, muitas vezes, nem sabemos o porquê disso. Para ilustrar esta sensação, segue uma pequena história: "Certa vez, um grupo de pesquisadores enjaularam cinco macacos. Dentro desta jaula, colocaram uma escada que levava a um cacho de bananas. Porém, cada vez que um macaco tentava subir a escada para alcançar as bananas, os pesquisadores davam um jato de água fria nos demais. Tanto foi que, em um dado momento, os macacos desistiram de subir a escada, afinal, ninguém queria se molhar. Foi então os pesquisadores começaram a trocar os macacos, um a um. Ora, o macaco novato não sabia do jato de água fria e tentava se aventurar na escada. No entanto, era surrado pelos demais.
Até chegar o momento em que todos os macacos foram trocados e, ainda assim, a atitude permanecia. Eles batiam no novato que tentava subir a escada, mesmo sem saber o porquê de estar batendo." Criou-se ali um condicionamento. Ninguém poderia subir a escada. Eles não se perguntavam por que. Se os demais faziam, porque ser diferente?
E assim seguimos nossas vidas, como macacos enjaulados, impedidos de tentar, sem coragem para lutar, pois não enxergamos nossos próprios condicionamentos.

terça-feira, 31 de março de 2009

A Beleza


A beleza está nas pétalas da flor,

Está no hálito morno das areias,

Está no pássaro que voa e canta,

Está no vento que fala comigo

Na meditação do entardecer.

A beleza está na rocha viva,

Está nas sílfides do incenso que aspiro,

Está no olhar terno e suplicante do cãozinho

Que me entende mais do que eu a ele.

Se a beleza habita em tudo quanto existe,

Por que não há de habitar também

Na proposta da nossa sublime União?
DeRose

sexta-feira, 13 de março de 2009

O criador do Yoga



Certa vez um famoso bailarino improvisou alguns movimentos instintivos, porém, extremamente sofisticados graças ao seu virtuosismo e, por isso mesmo, lindíssimos.


Essa linguagem corporal não era propriamente um ballet, mas, inegavelmente, havia sido inspirado na dança.


A arrebatadora beleza da técnica emocionava a quantos assistiam à sua expressividade e as pessoas pediam que o bailarino lhes ensinasse a sua arte. Ele assim o fez. No início, o método não tinha nome. Era algo espontâneo, que vinha de dentro, e encontrava eco no coração daqueles que também haviam nascido com o galardão de uma sensibilidade mais apurada.


Os anos foram-se passando e o grande bailarino conseguiu transmitir boa parte do seu conhecimento. Até que um dia, muito tempo depois, o Mestre passou para os planos invisíveis. Sua arte, no entanto, não morreu. Os discípulos mais leais preservaram-na intacta e assumiram a missão de retransmiti-la. Os pupilos dessa nova geração compreenderam a importância de tornar-se também instrutores e de não modificar, não alterar nada do ensinamento genial do primeiro Mentor.


Em algum momento na História essa arte ganhou o nome de integridade, integração, união: em sânscrito, Yôga! Seu fundador ingressou na mitologia com o nome de Shiva e com o título Natarája, Rei dos Bailarinos.


Texto extraído do livro Tratado de Yôga do Mestre DeRose


sexta-feira, 6 de março de 2009

Síndrome de Elefante

Você já observou um elefante no circo? Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de força descomunais. Mas, antes de entrar em cena, permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.
A estaca é apenas um pequeno pedaço de madeira.
E, ainda que a corrente fosse grossa, parece óbvio que ele, capaz de derrubar uma árvore com sua própria força,poderia, com facilidade, arrancá-la do solo e fugir.
Que mistério! Porque o elefante não foge?
Há alguns anos descobri que, por sorte minha, alguém havia sido bastante sábio para encontrar a resposta: o elefante do circo não escapa porque foi preso à estaca ainda muito pequeno. Fechei os olhos e imaginei o pequeno recém-nascido preso: naquele momento, o elefantinho puxou, forçou, tentando se soltar. E, apesar de todo esforço, não pôde sair. A estaca era muito pesada para ele. E o elefantinho tentava, tentava e nada. Até que um dia, cansado, aceitou o seu destino: ficar amarrado na estaca, balançando o corpo de lá pra cá, eternamente, esperando a hora de entrar no espetáculo. A final, os elefantes não esquecem, já diria o velho ditado.
Então, aquele elefante enorme não se solta porque acredita que não pode. Para que ele consiga quebrar os grilhões é necessário que ocorra algo fora do comum, como um incêndio, por exemplo. O medo do fogo faria com que o elefante em desespero quebrasse a corrente e fugisse.
Isso muitas vezes acontece conosco! Vivemos acreditando em um montão de coisas que não podemos ter, que não podemos ser, que não vamos conseguir..., simplesmente porque, quando éramos crianças e inexperientes, algo não deu certo ou ouvimos tantos nãos que a corrente da estaca ficou cravada na nossa memória com tanta força que perdemos a criatividade e aceitamos o "sempre foi assim".
Poderia dizer que o fogo para nós seria a perda de um emprego, ou algum outro problema ou algo que nos fizesse sair da zona de conforto.
A única maneira de tentar de novo é não ter medo de enfrentar as barreiras, colocar muita coragem no coração e não ter receio de arrebentar as correntes. Não espere que o "circo" pegue fogo para começar a se movimentar. Vá em frente.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Sentimentos Viscosos


Certa vez li uma matéria na Revista dos Vegetarianos que me chamou bastante atenção. Essa matéria, bem curtinha por sinal, falava sobre a importancia do perdão, e pensei como estes sentimentos ruins, como a raiva, a inveja, o ciúmes entre tantos outros podem prejudicar nosso organismo e também a nossa vida.
É necessário muita coragem para enfrentar estes sentimentos que tiram nosso sono e nossa paz, no entanto, vencê-los pode dar-nos uma nova vida. É como se algo nefasto fosse arrancado do âmago do nosso ser, dando lugar a um novo sentimento repleto de energia e carregado do mais puro amor.
Por menor e mais insignificante que seja a mágoa, ela irá consumir a saúde de forma silenciosa e muito discreta. Por isso, ter uma boa alimentação associada a práticas saudáveis não é suficiente para a saúde integral do ser. A verdadeira saúde vai muito além do corpo e suas interações físicas.
Quem sabe não colocamos como objetivo para este ano a coragem que está faltando para mergulhar profundamente dentro do ser e aniquilar estes sentimentos viscosos que nos consomem a cada dia mais. Com essa atitude elevada todos sairemos ganhando!
Bom final de semana para todos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Vegetarianismo!!


Não gosto muito de tratar deste assunto. Principalmente porque não quero convencê-lo de nada. Quero que continue a sua vida normalmente, comendo seu churrasquinho no final de semana e tudo o mais.
Mas algumas pessoas me abordam com este tema. Mas porque ser vegetariano???
Bem, poderia escrever vários posts relacionando motivos, afinal, minha monografia para conclusão de curso foi sobre este assunto. Neste caso, porém vou apresentar uma matéria que saiu na revista Estilo Natural, 45 que relacionou trinta bons motivos para se tornar vegetariano. Curte ai:
1. A obesidade é rara entre vegetarianos;

2. Quem não come carne tem 50% menos chance de desenvolver diabetes;

3. Mulheres vegetarianas são duas vezes menos acometidas por câncer na vesícula;

4. Um estudo realizado por cientistas australianos constatou que o consumo de alimentos ricos em colesterol, como manteiga, carne vermelha ou queijo, aumenta o perigo de desenvolver o mal de Alzheimer;

5. Vegetarianos têm 40% menos probabilidade de qualquer tipo de câncer;

6. Os não-vegetarianos têm 88% mais riscos de ter câncer no intestino grosso;

7. A mortalidade por doenças cardíacas é menor em vegetarianos e entre os que ingerem carne apenas uma vez por semana;

8. Vegetarianos sofrem menos de hipertensão;

9. Vegetarianos costumam ter a imunidade maior, sendo menos atingidos por doenças oportunistas;

10. Cientistas da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, descobriram que mulheres que comem uma porção de cerca de 60gr de carne por dia têm 56% mais riscos de ter câncer de mama;

11. Ser vegetariano é não compactuar com o extermínio de animais;

12. Os que não ingerem produtos de origem animal estão isentos do risco de contrair doenças transmitidas pela carne, pelo leite e seus derivados e pelos ovos;

13. Quem não consome carne e leite ingere menos toxinas, que dificultam o funcionamento do organismo e podem causar irritação, meu humor e insônia;

14. Os não-vegetarianos têm risco 54% maior de ter câncer de próstata;

15. Pesquisas apontam que a osteoporose atinge menos os vegetarianos;

16. Vegetarianos têm menos cálculos renais e biliares;

17. As taxas de triglicérides entre os vegetarianos são pequenas;

18. O risco de desenvolver câncer de mama é seis vezes maiores em mulheres que consomem três ou mais ovos por semana;

19. Os índices de mortes por infarto são de apenas 20% (mulheres) e de 31% (homens) vegetarianos;

20. Os riscos de desenvolver diverticulite são 50% menores em vegetarianos;

21. A incidência de câncer pulmonar e colo-retal é mais baixa em vegetarianos;

22. Vegetarianos têm menos derrame cerebral;

23. Pesquisa da Unifesp constatou que uma dieta livre de carne vermelha é capaz de fazer regredir o mal de Parkinson;

24. Os níveis de colesterol são 14% menores em ovolactovegetarianos;

25. Uma dieta vegetariana combate a prisão de ventre;

26. Cientistas da Universidade da Califórnia constataram que a carne vermelha e os laticínios podem inserir uma molécula estranha no organismo humano, capaz de gerar processos infecciosos na velhice, como artrite;

27. O leite de vaca e seus derivados podem causar alergias, diarréia, excesso de gases, intestino preso e erupções na pele;

28. Produtos de origem animal podem conter hormônios, antibióticos, resíduos químicos e metais prejudiciais ao organismo;

29. O consumo de carne vermelha piora os sintomas da TPM;

30. Leite de vaca, queijos amarelos, frango e carne vermelha podem agravar a enxaqueca.
Então é isso meus amigos. Se quizerem mais informações sobre o assunto deixe seu e-mail que envio minha monografia para vocês.
Forte abraço e um excelente final de semana!!

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Ahimsa

Semana passada conversava com meus alunos sobre Ahimsa, o princípio da não-agressão. Levantou-se uma longa discussão sobre uma parte importante desta norma ética que fala:
- O ser humano não deve agredir fisicamente, nem por palavras, atitudes ou pensamentos.


No embalo desta conversa, lembrei-me de uma parábola escrita por Rámakrishna e descrita no livro Quando é preciso ser forte do Mestre DeRose:



Certa vez, os habitantes de uma aldeia indiana foram procurar o sábio yôgi para pedir seus conselhos:

- Mestre, nas imediações de nossas plantações vive uma cobra perigosíssima que a todos ataca indiscriminadamente, matando homens, mulheres, velhos e crianças sem piedade. Todos temos medo de ir para o campo trabalhar. Que devemos fazer?

O yôgi disse-lhes que voltassem para suas choupanas e que iria falar com a serpente. Na manhã seguinte, bem cedo, foi ter com ela. Não precisou procurar muito, porque o ofídio estava sempre por perto do vilarejo. Era uma majestosa naja, de respeitável tamanho. O sábio se aproximou sem temor, sentou-se perto dela e passou-lhe um belo sermão sobre ahimsa, o princípio ético de não-agressão. Certo de que sua ouvinte compreendera, levantou-se e partiu. Dali a alguns dias, foi procurado pela serpente.

- Mestre, o senhor me aconselhou a não atacar as pessoas e assim o fiz. Aos poucos os aldeões foram se convencendo de que eu não lhes oferecia perigo e passaram a me perseguir e agredir de todas as formas. Veja como estou toda machucada de pedradas.

Então o yôgi retrucou:

- Minha filha. Aconselhei que não picasses, não proibi que silvasses.



Então lembrem-se meus amigos: nunca confunda ser pacífico com ser passivo!! Lute por seus direitos, mas sempre respeitando o próximo.

Abração

domingo, 25 de janeiro de 2009

Primeiro Passo

É muito bom conversar com quem a gente gosta. Bom também é desconversar de vez em quando. É com muita alegria que inicio este blog, e espero ter força e dedicação para mantê-lo por muito tempo.



Por ser um educador, muitos pedem minha opinião sobre muitos assuntos. Algumas vezes respondo. Outras desconverso.



Espero que te sintas à vontade neste espaço aberto de minha vida e minhas historias, algumas sobre minha profissão, outras não, mas que estarão aqui à sua disposição.



Inicio com um texto belíssimo do meu querido Mestre DeRose e que, acredito, se encaixe perfeitamente a este começo:






Vem, eu te quero comigo






Caminhei terras, mares e ares à tua procura. Peregrinei incessantemente, impelido pela falta que senti de ti e pela certeza de te encontrar.



Busquei-te, atento, em cada lugar do Oriente e do Ocidente, por onde passei, olhando em volta e chamando-te em meu pensamento.



Porquanto estou só, como sós estão os que habitam a dimensão do infinito. Voar alto tem o incoveniente de ser um voo solitário...



Não obstante os tantos que me ouvem e seguem, importa-me somente a ti, ter-te ao meu lado, e não apenas a me ouvir, mas a dialogar comigo.



Quero te falar e te ouvir. Quero te tocar e ser tocado por ti. Quero te ofertar uma parte de mim para que habite em ti e germine.



Vem comigo para além da Terra, do Céu e do que está depois dele. Vem: eu te quero comigo!






Forte Abraço do instrutor e amigo Thi