domingo, 19 de abril de 2009

Vásanas


Olá amigos, fiquei um tempo fora, né? Estava pondo algumas idéias em ordem!! Ao ordenar meus pensamentos, lembrei-me de um conceito muito bacana dentro da filosofia do Yôga, o qual chamamos de Vásana, ou condicionamento.
É incrível como nos apegamos a certas atitudes ou pensamentos e, muitas vezes, nem sabemos o porquê disso. Para ilustrar esta sensação, segue uma pequena história: "Certa vez, um grupo de pesquisadores enjaularam cinco macacos. Dentro desta jaula, colocaram uma escada que levava a um cacho de bananas. Porém, cada vez que um macaco tentava subir a escada para alcançar as bananas, os pesquisadores davam um jato de água fria nos demais. Tanto foi que, em um dado momento, os macacos desistiram de subir a escada, afinal, ninguém queria se molhar. Foi então os pesquisadores começaram a trocar os macacos, um a um. Ora, o macaco novato não sabia do jato de água fria e tentava se aventurar na escada. No entanto, era surrado pelos demais.
Até chegar o momento em que todos os macacos foram trocados e, ainda assim, a atitude permanecia. Eles batiam no novato que tentava subir a escada, mesmo sem saber o porquê de estar batendo." Criou-se ali um condicionamento. Ninguém poderia subir a escada. Eles não se perguntavam por que. Se os demais faziam, porque ser diferente?
E assim seguimos nossas vidas, como macacos enjaulados, impedidos de tentar, sem coragem para lutar, pois não enxergamos nossos próprios condicionamentos.

4 comentários:

Elô Oliveira disse...

Thia, adorei teu post!! Muito pertinente. Somos condicionados a nos acomodar, pensando que, "se náo deu certo para os outros, por que vai dar para nós"?.... mas não é assim, temos q persistir e não desistir jamais. Parabéns pelo blog, estou amando!!! Bjs da Elô (ex aluna Unimed)

Mari Flores disse...

Oi Thi!!!
Sim, cabe a cada um de nós mudarmos
o que nos limita e condiciona...
Obrigada por tudo que fizesse!!!!
Nunca mais irei esquecer.Foi muito importante
pra mim, dar esse passo...
Obrigada por me proporcionar essa felicidade
no meu coração!!!

aline disse...

Oi! Sou praticante do Método DeRose aqui em Curitiba, me peguei nessa mesma situação essa semana, com a identificação dos meus vásanas e o que faria para mudá-los. Doidera né?

Bom ver que as outras pessoas também escrevem a respeito e me animou heuehueheuhue

Visita meu blog:
www.linypiki.wordpress.com

Unknown disse...

Thi, somente agora bloguei, estou tornando público, que tb sou teu fã.
Também gostei do post, me sinto assim tb.
jbarreto

Postar um comentário